terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Juarês de Mira: negro spiritual e folk songs



Cantor lirico (baixo) residente na cidade de Curitiba, Paraná, Juarês de Mira desenvolve desde 2001 projeto de pesquisa e apresentação em recitais e concertos de Negro Spirituals e canções inglesas, escocesas, irlandesas, galesas, norte-americanas e brasileiras. Neste projeto, conta com a parceria de músicos, com o quais formou duos e trios de grande afinidade musical.

Membro do grupo EnCanto Negro, Juarês de Lira é natural de Tomazina - Paraná, foi cantor Lírico do Teatro Guaira, com o qual participou de varias montagens de óperas como La Bohème, Carmen, Il Rigolleto... concertos, Nona Siinfonia, Carmina burana, Requiem (Verdi/Mozart), sob a regência de renomados maestros.

Desde 2001 desenvolve trabalho de técnica vocal e corporal utilizando o método Pilates, com orientação do Tenor Ivo Lessa. Participou como solista da Homenagem à Wolf Schaia, da serie Recitais Líricos da Primavera, A Paixão de Chopin, Os Homens Cantam Todas as Mulheres, entre outros de igual importância.

Membro da Academia de Cultura de Curitiba e do Circulo de Estudos Bandeirantes, foi homeageado em 2003 pela Assembléia Legislativa do Paraná em função dos relevantes trabalhos realizados na área cultural.

"Tenho de dedicado à música clássica americana, canções folclóricas e canções eruditas brasileiras, as quais eu estudo e apresento em concertos e recitais. Eu creio que a música clássica é muito importante e tem canções belíssimas. Apresento arranjos ricos tais como os de Burleigh, Rosamond Johnson, Roland Hayes, Hall Johnson, Lawrence Brown, Stephen Foster, Cole Porter, Aaron Copland .... incluo também compositores eruditos como Villa-Lobos, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez, Waldemar Henrique".

Juarês de Mira tem excelente trabalho registrado em CD, repertório que pode ser ouvido através de http://profile.myspace.com/ind ou http://profile.myspace.com/index.cfm?
Vale a pena acessar também o seguinte endereço e degustar informações primorosas produzidas por Juarês de Mira: http://www.negrospirituals.redeesperanto.net/

Um comentário:

Anônimo disse...

Noooossa!! Estou impressionada. Sou amante da música classica do canto lírico, em fim, da boa música, dos estilos raros. E da negritude principalmente na música tudo de bom eu espero. No final de 2007 participei de fui solista de um musica "Negro Spiritual" por ai você conclui a minha paixão...è tudo de muito bom. Estou imaginando este homem cantando jazz. Socorro. Um baixo maravilhoso, tem estilo, boa performace no palco. Parabens. Grande abraço.