terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Líder da oposição do Quênia Raila Odinga diz que é primo de Barack Obama

O líder da oposição queniano Raila Odinga, que reivindica a vitória na eleição presidencial do final de dezembro, revelou nesta terça-feira que foi contatado pelo candidato à indicação democrata nos Estados Unidos Barack Obama, que seria, segundo ele, seu primo. "O pai de Barack Obama é meu tio materno", afirmou Odinga ao comentar o fato de que tanto ele como o jovem senador americano pertencem à comunidade luo, do Quênia.

"Barack Obama me ligou duas vezes ontem (segunda-feira) para expressar preocupação e para me informar que ia telefonar também para o presidente Mwai Kibaki para convencê-lo a encontrar uma solução negociada satisfatória" para a crise que assola atualmente o Quênia, declarou Odinga.

Desde o dia 30 de dezembro e o anúncio da reeleição do presidente Kibaki, Odinga luta para ser reconhecido como o vencedor da presidencial de 27 de dezembro passado. Esta contestação provocou uma onda de violência no Quênia, que deixou pelo menos 600 mortos. Kibaki "sabe que não há nenhuma base para que eu o encontre diretamente, pois roubou uma eleição. Eu venci, e ele perdeu", afirmou Odinga.

"Fomos enganados, a população deste país foi enganada. Estamos numa crise constitucional", prosseguiu. O presidente em exercício da União Africana (UA), o chefe do Estado de Gana John Kufuor, desembarcou no fim da tarde desta terça-feira em Nairóbi para ajudar a resolver a profunda crise que abala o Quênia.

Nenhum comentário: