quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Obama sai na frente em Iowa

Pesquisa do Jornal Des Moines Register, do Estado de Iowa – que tem 93% de sua população branca – aponta o senador Barack Obama como favorito nas primárias, na disputa contra a senadora Hillary Clinton. As primárias americanas para as eleições deste ano começaram a ser disputadas nesta quinta-feira (03/01) por Yowa.

Obama, senador pelo Estado de Illinois aparece com 32% das intenções de voto entre os democratas do Estado, contra 25% de Hillary e 24% do ex-senador John Edwards. Também pesquisa da Reuters/C-SPAN/Zogby aponta crescimento de Obama que subiu dois pontos, enquanto Hillary perdeu dois, o que os deixa empatados. John Edwards segue em terceiro lugar, com 26%.

Entre os republicanos, a enquete do jornal mostra Huckabee em primeiro lugar com 32%, seguido pelo ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, com 26%. As primárias de Iowa são consideradas chave porque dão fôlego aos candidatos vencedores. O resultado também serve como termômetro para que os concorrentes que estão se arrastando nas pesquisas desistam da corrida e negociem um apoio que pode ser decisivo para outra candidatura.

Nenhum comentário: