quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Eu e meu branco – filme de Pierre Yameogo descortina mundos

De Pierre Yameogo, com Anne Roussel, Bruno Predebon, Micheline Compaoré, Pierre Loup Rajot, Ray Ainsi Lema, Samuel Poirier e Serge Bayala, esta comédia em cores narra a história de Mamadi, estudante de Burkina Faso, e Frank, jovem francês, vigias de um estacionamento. Através das telas do equipamento de segurança acompanham as idas e vindas, prostituição e tráfico de drogas que acontecem entre o movimento dos automóveis. Uma noite, Mamadi descobre um embrulho abandonado, com drogas e dinheiro, decidem ficar com ele, mas são perseguidos pelos donos... escondem-se um tempo na casa de Frank, depois voam para Ouagadougou... Nessa aventura, cada um deles vai descobrir o mundo do outro.

Pierre Yameogo nasceu em 1955 em Koudougou. Depois de um estágio na televisão de Burkina, cursou o conservatório de cinema francês, e a universidade Paris VIII. Investe em cinema criando sua própria estrutura de produção na França para desenvolver histórias rodadas em Burkina. Principais trabalhos: Dunia, 1987, média-metragem, ficção. Laafi, 1991, longa-metragem, ficção (Semana da Crítica Cannes 1991) Wendemi, l´enfant du bom dieu, 1992, longa-metragem, ficção (Um certain regard Cannes 1993) Silmandé Tourbillon, 1998, longa-metragem, ficção.

Burkina Faso (ou Burkina Fasso, por vezes aportuguesado como Burquina Faso), antigo Alto Volta, é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu. Em 1896, o reino Mossi de Uagadugu tornou-se protectorado francês depois de ser derrotado pelas forças francesas. Em 1898, a maior parte da região que corresponde hoje ao Burkina Faso foi conquistada. Em 1904, estes territórios foram integrados na África Ocidental Francesa, no coração da colónia do Alto-Senegal-Niger (Haut-Sénégal-Niger).

Nenhum comentário: