segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Morre Oscar Peterson, um dos gênios do jazz

Morreu neste domingo (24) em Toronto, de insuficiência renal, o pianista e compositor de jazz canadense Oscar Peterson, um dos grandes nomes da música do século XX. Morto aos 82 anos, um dos nomes mais importantes do jazz, Oscar Peterson nasceu em Montreal em 15 de agosto de 1925 de uma família modesta, de origem antilhana. Teve de vencer dificuldades financeiras no começo da carreira, em 1943, quando se tornou o primeiro músico negro de uma orquestra de baile popular na metrópole de Québec.

Seis anos depois, sua carreira ganharia impulso definitivo, com a ajuda do empresário e entusiasta norte-americano Norman Granz. Em 1949, Granz apresentou-o nos Estados Unidos como convidado surpresa da orquestra Jazz at the Philharmonic, com os maiores músicos americanos, em um concerto no Carnegie Hall de Nova York. Então com 24 anos, Peterson provocou frisson na audiência, e deu início a uma bem sucedida carreira internacional.

A partir dali, ele tocaria ao lado de outros grandes nomes da música americana, como Roy Eldridge, Stan Getz, Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Joe Pass, Ben Webster e Lester Young. Peterson realizou também turnês pela Europa – em algumas, teve a companhia da cantora Ella Fitzgerald. Pianista versátil e criativo, Peterson deixa importantes contribuições para o jazz em seus mais variados estilos, do bebop ao boogie woogie.

Nenhum comentário: