quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Paquistão: ataque mata ex-premiê Benazir Bhutto

A líder oposicionista paquistanesa Benazir Bhutto morreu hoje após um ataque suicida durante um comício na cidade de Rawalpindi. Além de Bhutto, outras 25 pessoas teriam morrido na explosão, nos subúrbios da capital do país, Islamabad. "Foi um atentado. Não sabemos ainda o número certo de vítimas. O suicida se explodiu quando as pessoas estavam se dispersando depois da manifestação de Bhutto", afirmou o porta-voz do ministro, Javad Iqbal Cheema.

Um segurança do partido de Buttho informou que ela foi atingida por tiros no pescoço e no peito. Depois, o atirador teria acionado um explosivo. "Ela foi martirizada", chegou a dizer o representante partidário Rehman Malik.

No momento em que a morte de Buttho foi confirmada, partidários que aguardavam em frente ao hospital gritavam "cachorro". Alguns quebraram a porta de vidro da unidade de emergência, enquanto outros começaram a chorar.

Trajetória

Bhutto foi duas vezes primeira-ministra do Paquistão. Aos 35 anos, ela foi a primeira mulher e a mais nova a ocupar um cargo de chefia no Estado mulçumano moderno. Benazir nasceu em 21 de junho de 1953, em Karachi.
Benazir se tornou chefe do governo do Paquistão após assumir o cargo político de seu pai, Zulfikar Ali Bhutto. Ele foi primeiro-ministro na década de 1970 e foi executado pelo ditador general Zia ul Haq.
Premiê em 1988 e 1993, Benazir acabou deixando o Paquistão anos depois em meio a

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma pena que uma lider quanto Benazir Bhutto tiraram a vida por radicais que não sabem onde chegar!